1947
Registro datado do ano de 1947 e que mostra pessoas em frente à Capela Santa Bárbara do Pitangui, em Alagados. Não há informações sobre quem são as pessoas presentes na fotografia.
A Capela Santa Bárbara, que é considerada por muitos como a primeira igreja de Ponta Grossa, foi fundada em meados de 1729, antes mesmo da cidade ser constituída .
Naquele momento, com o Brasil ainda sendo colônia portuguesa, padres jesuítas passaram a ser enviados nas missões junto com os desbravadores, com o objetivo de catequizar povos nativos. Dois anos antes, em 1727, a sesmaria da Conceição ou do Pitangui foi doada à Companhia de Jesus, onde os religiosos estabeleceram a Fazenda Pitangui.
A pedido dos próprios padres jesuítas, foi erguida uma pequena construção de madeira que serviria de oratório, em homenagem à Santa Bárbara do Pitangui.
Conforme os registros históricos, a Capela Santa Bárbara, como ficou conhecida, foi gerida pelos jesuítas até 1759, quando eles foram expulsos pela coroa portuguesa. Com a saída dos jesuítas e a anexação dos bens ali construídos à Portugal, foram poucos os devotos que conseguiram manter a memória religiosa do local.
Dada sua importância histórica, a Capela foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural em 2000, tendo as características originais preservadas até os dias atuais.
Fontes: Acervo de Casa da Memória Paraná e Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.