1970
Em meados das décadas de 1960 e 1970, as classes mais humildes de Ponta Grossa conviviam com poucas opções de lazer nas regiões mais afastadas da cidade. Foi para suprir essa demanda que, em 1964, foi fundado o Teatro Municipal Álvaro Augusto Cunha Rocha, que se popularizou com o nome de Cine-Teatro Pax. A construção é localizada na rua Dr. Antônio Russo, em Oficinas.
Conhecido por exibir filmes, espetáculos e apresentações artísticas, o local ganhou notoriedade por se configurar como um “cinema de luxo voltado à classe trabalhadora”, como descreve um material institucional publicado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em setembro de 2023.
O Pax era o cinema mais distante da área central de Ponta Grossa, mas contava com estrutura de alto nível e ficou famoso por, desde o início das atividades, exibir filmes coloridos. As filas para assistir as apresentações no local aos fins de semana eram bem comuns, conforme registros da época.
Desde 2006, o teatro pertence à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), após ser doado pelo município à instituição. Após passar por uma revitalização, o prédio voltou a receber público em 2008 e, em agosto de 2023, foi tombado como Patrimônio Histórico municipal.
Fontes: Acervo de Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Jornal da Manhã / Foto - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.