1963
Vista aérea da antiga Indústria Theophilo Cunha LTDA, do ano de 1963. A empresa, do ramo madeireiro e de serragem, ficava localizada na região de Oficinas. A indústria levava o nome do fundador, Theóphilo Alves Cunha, pioneiro e membro de família tradicional nos Campos Gerais.
Ao longo da vida, Theophilo Cunha atuou em vários segmentos, tendo sido industrial, comerciante, fazendeiro, presidente do Conselho Consultivo Municipal e vereador de Ponta Grossa nos anos iniciais do século XX.
O empresário também ficou marcado por uma construção que hoje é tombada como Patrimônio Histórico Municipal: o Botequim. Construído na década de 1910 com o objetivo original de ser a residência do pioneiro, o imóvel fica localizado na rua XV de novembro.
Com o falecimento do proprietário, uma das filhas herdou o imóvel. Anos depois, o local também foi sede da fábrica de Malhas Salina, do Sr. Felipe de Leon Salina. Atualmente, a construção abriga um bar, popularmente conhecido como “Botequim”, preservando as características originais da construção, uma vez que foi tombada em 2001.
Fontes: Acervo Casa da Memória Paraná / iPatrimônio / Foto - Acervo Carlos Sviatowski / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.