1971
Apesar do Paraná abrigar desde 1912 a Universidade Federal do Paraná (UFPR), considerada por muitos a primeira universidade do Brasil, até o fim da década de 1960 ainda sentia-se a carência de instituições de ensino superior pelo interior do Estado.
Foi para suprir esta demanda que o Governo do Paraná, na gestão do ex-governador Paulo Pimentel assinou, em 6 de novembro de 1969, a lei que autorizava a criação das três primeiras universidades estaduais do Paraná: a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
No caso específico da UEPG, a instituição foi criada a partir da fusão de faculdades estaduais já existentes e em funcionamento na cidade: a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, a Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa, a Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa e a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas e Administração de Ponta Grossa. O decreto autorizando a fusão das instituições foi assinado em 28 de janeiro de 1970, mesmo ano em que a universidade começou a funcionar oficialmente.
O registro em questão é de algum momento do ano de 1971, mostrando o campus central ainda sem as construções dos blocos C e D. Naquele ano ainda funcionava no prédio, em anexo, o Colégio de Aplicação de Ponta Grossa.
A expansão da UEPG continuou nos anos seguintes. Em 1985, a universidade inaugurou o primeiro campus avançado fora de Ponta Grossa, em Telêmaco Borba. Atualmente, a instituição oferta 38 cursos de graduação, além da pós-graduação. Sua área de abrangência é de 22 municípios e a estimativa é de que, nesses mais de 50 anos de fundação, tenha contribuído com a formação de mais de 45 mil profissionais.
Fontes: Acervo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) / Diário dos Campos / Agência Estadual de Notícias / Foto - Osmario Souza Ribas / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.