1960
Nos pouco mais de sete meses em que esteve à frente da Presidência da República, Jânio Quadros fez uma única visita oficial ao Paraná, estado onde foi deputado federal entre 1959 e 1960. A visita ocorreu na primeira semana de agosto de 1961, duas semanas antes de renunciar ao cargo de presidente.
No itinerário da visita, estavam duas cidades: Curitiba e Ponta Grossa. Na capital paranaense, conheceu o recém-instalado Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também entregou a Comenda da Ordem Nacional do Mérito da República à professora Maria Estrela Carvalho, sua professora de português na 3.ª e 4.ª séries primárias.
Nos Campos Gerais, a visita de cortesia contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito da época, Eurico Batista Rosas. O registro fotográfico é da década de 1960, mas não é possível dizer o ano exato. Não há registro de outras visitas oficiais de Jânio ao Paraná após a renúncia à Presidência.
A relação de Jânio Quadros com o Paraná remete à infância do ex-presidente. Ele viveu em Curitiba entre os anos de 1925 e 1931, tendo morado e estudado no bairro do Alto da Glória.
Considerado um político de ascensão rápida, ficou famoso pelo bordão “varrer toda a sujeira da administração pública”. Por conta disso, seu símbolo oficial de campanha era uma vassoura. Além da Presidência da República e do mandato como deputado federal do Paraná, também foi vereador, deputado estadual, prefeito e governador de São Paulo.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.