1960
Registro raro e em cores da avenida Carlos Cavalcanti, no bairro de Uvaranas, em algum momento da década de 1960. Ao fundo, é possível ver a capela da Paróquia Imaculada Conceição, popularmente conhecida como “Igrejinha de Uvaranas”. A via, originalmente chamada de estrada de Itaiacoca, era a principal via de acesso ao bairro desde a sua fundação, que se deu em meados de 1870.
Uvaranas nasceu como um núcleo de imigrantes, pertencente à colônia Octávio. Habitado predominantemente por imigrantes alemães do Volga, conhecidos como “russos-alemães”, o bairro foi crescendo gradativamente com o passar dos anos, se estendendo ao longo da linha férrea que corta a região.
Em sua maioria, os moradores do bairro nos primeiros anos de sua formação desenvolviam atividades agrícolas e eram católicos praticantes. Foi na década de 1930 que a região passou a ganhar um aspecto mais urbano, com a criação de uma escola mista, uma barbearia, padarias, botequins e, inclusive, um quartel militar, conforme mostram registros de jornais da época.
Até números atualizados de 2019, Uvaranas era o bairro mais populoso de Ponta Grossa, com mais de 45 mil moradores. É nessa região que está um dos campi da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.