1932
Registro de abril de 1932 do Nova Rússia Esporte Clube, fundado dois anos antes no bairro Nova Rússia. Com as cores vermelho e amarelo em seu escudo, o time foi criado por um grupo de empresários com o objetivo de disputar o campeonato local da época.
Em 1933, o Nova Rússia sagrou-se campeão ponta-grossense de futebol, o que o garantiu o direito de disputar o Campeonato Paranaense do mesmo ano, que contou com a participação de 14 equipes. Na ocasião, um dos critérios para se disputar o estadual era a colocação nas ligas regionais.
Pelo campeonato curitibano, garantiram vaga Atlético, Britânia, Coritiba, Ferroviário e Palestra. Pela Liga Pontagrossense, foram Operário, Olinda, Nova Rússia, União Campo Alegre, Odile e Guarani. Completaram a lista o Palestra Itália de União da Vitória, campeão da Liga Iguaçu, além do Iraty, campeão da Liga Sul.
Logo em sua primeira participação no Campeonato Paranaense, o Nova Rússia Esporte Clube sagrou-se vice-campeão, se tornando um dos mais jovens times da história do futebol a chegar na decisão do estadual. Na final, acabou derrotado pelo Coritiba na Arena da Baixada por 4 a 0, com gols de Rosa, Pizzatinho, Ninho e Levorato.
Infelizmente, a história do clube do bairro Nova Rússia chegaria ao fim já em 1936, apenas três anos após o ápice.
Fontes: Acervo Gazeta do Povo / Futebol Nacional / História do Futebol / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.