Ponta Grossa

Germano Krüger - Ano desconhecido

1940


Filho de imigrantes que chegaram da Alemanha  na primeira década do século XX, Germano Krüger fez carreira no setor ferroviário. Filho de Ewaldo Krüger, ambos trabalharam juntos na antiga Rede Ferroviária Federal.

Germano foi contratado na década de 1920 pela Companhia de Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, que passava por Ponta Grossa, para atuar como técnico em estradas de ferro.

Na empresa, o pioneiro não só era responsável por chefiar as oficinas de reparação, como também atuou como chefe de locomoção, tendo a tarefa de organizar o tráfego de trens de Ponta Grossa até Porto União, em Santa Catarina. Entre os grandes projetos realizados pelo engenheiro, está a finalização da Locomotiva 250, inicialmente idealizada por Ewaldo, mas concluída por seu  filho em 1940.

No entanto, apesar dos grandes projetos no setor ferroviário, Germano Krüger ganhou destaque no imaginário pontagrossense, principalmente, por conta do esporte. Entusiasta do futebol, assim como a grande maioria dos colegas, foi ele o responsável por conduzir os trabalhos que resultaram na mudança de local do estádio do Operário Ferroviário, fundado em 1912.

Inicialmente, o primeiro estádio do clube ficava situado na região onde hoje se localizao Cine Teatro Pax. Naquele terreno, havia um grande projeto para a construção de casas para os operários das ferrovias. Foi olhando para outros terrenos na região de Oficinas que Germano teve a ideia de reivindicar a área para a construção de um novo estádio.

Segundo registros históricos, a construção do atual Estádio Germano Krüger teve início na década de 1930 e foi oficialmente inaugurado em outubro de 1941, inicialmente com o nome de Estádio de Vila Oficinas do Operário Ferroviário. Onome do pioneiro, que também foi presidente do clube em três ocasiões, só foi atribuído ao estádio na década de 1960.

Fontes: Acervo de Operário Ferroviário e blog “Avante Fantasma” / Foto - Acervo de “Antigamente em Ponta Grossa” / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.