Ponta Grossa

Estádio Joaquim de Paula Xavier - Década de 1950

1950


Do acervo de Ricardo Guimarães Pimenta, a fotografia mostra um grupo de torcedores acompanhando uma partida no tradicional Estádio Paula Xavier, em algum momento da década de 1950. De acordo com o dono do registro, a partida seria entre duas equipes profissionais de Curitiba.

Naquele período, o estádio, originalmente pertencente ao Guarani Esporte Clube, sediou jogos da recém-fundada Associação Pontagrossense de Desportos.

A associação foi resultado da fusão dos departamentos de futebol do Operário e do próprio Guarani. A década de 1970 foi marcada por dificuldades para o futebol profissional em Ponta Grossa. A última grande conquista do Operário havia sido o vice-campeonato paranaense de 1958, e o clube buscava se reestruturar financeiramente.

Embora os resultados esportivos no período tenham melhorado, a união foi desfeita já em 1974, dando fim à Associação Pontagrossense de Desportos. Com isso, os dois clubes voltaram a usar seus nomes originais. O projeto, embora promissor, não caiu no gosto do público, com os jogos marcados pela baixa presença de torcedores.

A nova equipe disputou a elite do Campeonato Paranaense em 1971, 1972 e 1973, tendo como melhor resultado o terceiro lugar em 1973.

Fontes: Acervo Operário Ferroviário / Tribuna do Paraná / Diário dos Campos / Foto - Acervo de Ricardo Guimarães Pimenta / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.