Ponta Grossa

Duílio, o “canhão” - Ano desconhecido

1950


As torcidas de Operário e Coritiba compartilham um ídolo em comum: Duílio Dias, um jovem talentoso que surgiu no Fantasma nos anos 1950 e que ainda hoje é  o maior artilheiro da história das duas equipes. Há  quem prefira se referir ao atacante como “Canhão”, apelido que ganhou quando se tornou jogador profissional pelo Operário em 1950, devido à  força de seu chute.

Duílio fez parte de uma geração de jovens atletas do Fantasma que despontaram como uma das principais equipes do Paraná no início da década de 1950. Seu sucesso foi tanto que ele  foi promovido ao time principal com apenas 15 anos de idade.

E a fama de goleador construída ainda jovem se confirmou. Em apenas quatro anos de clube (1950-1954), o jogador se tornou o maior artilheiro da história da equipe pontagrossense, com 70 gols em partidas oficiais. 

O sucesso de Duílio nos Campos Gerais rapidamente atraiu os olhares da capital. Ainda em 1954, ele foi contratado pelo Coritiba, onde também se tornou o maior artilheiro da história da equipe do Alto da Glória, com 206 gols em nove anos de clube (1954-1963). Na equipe da capital, ele foi cinco vezes campeão paranaense entre os anos de 1954 e 1960. Duílio faleceu em Curitiba, em 1991, aos 56 anos de idade.

Fontes: Gazeta do Povo e Operário Ferroviário / Foto - Acervo de GRPCom / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.