1980
Até os dias atuais, a Banda Lyra dos Campos é tida como um dos mais importantes trabalhos de expressão musical e cultural já produzidos no Paraná.
O grupo foi fundado em 22 de novembro de 1952, com o objetivo de promover apresentações para a comunidade e ensinar jovens de todas as classes sociais, visando a formação de novos músicos. Nos primeiros anos de atividade, os ensaios eram conduzidos pelo Maestro Paulino no subsolo da Prefeitura de Ponta Grossa.
A partir dos anos 1960, a Lyra dos Campos ganhou um local próprio para ensaios: um anexo na Concha Acústica Carlos Gomes que, inclusive, ganhou o nome do fundador do grupo. A banda permaneceu lá até por volta de 1980.
Desde a fundação, a estimativa é que mais de 700 alunos da Banda tenham seguido a carreira musical pelo Brasil, com alguns integrando bandas do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e também em oOrquestras espalhadas pelo país.
Atualmente, o grupo é composto por cerca de 50 músicos e 30 alunos. Os ensaios são realizados no Cine-Teatro Ópera e as apresentações artísticas ocorrem periodicamente, nos principais eventos públicos da cidade, além dos concertos especiais, no Cine-Teatro Ópera, Concha Acústica e Parque Ambiental.
A Banda Lyra dos Campos abre processo seletivo para novos alunos anualmente, no mês de fevereiro. Todos os alunos recebem bolsa-auxílio da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura, para poderem se dedicar ao curso.
Fontes: Acervo da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Casa da Memória Paraná / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.