1960
Inaugurado na época em que Albary Guimarães presidiu a Cooperativa 26 de Outubro, o registro mostra o prédio da segunda sede do Hospital do grupo, que levava o mesmo nome. Em 25 de janeiro de 1931, a Companhia da Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande iniciou as atividades do Hospital 26 de Outubro, com o objetivo de oferecer assistência médica para os funcionários e seus familiares.
No prédio da antiga associação já eram prestados serviços de assistência financeira e funerária, com as atividades médicas sendo incorporados ao rol a partir da década de 1930.
Chamava a atenção, na arquitetura do edifício, uma capela com ornamentação expressiva nas paredes internas, além dos vitrais nela instalados em 1956.
O hospital seguiu com os atendimentos até anos depois do encerramento das atividades da Companhia, já na década de 1950. O prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) em 2002 e pela Coordenadoria Estadual do Patrimônio Cultural em 2005.
Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / iPatrimônio / Foto - Acervo de Moisés Francisco / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.