1950
Registros históricos mostram que o ex-presidente da República, Getúlio Vargas, que comandou o Brasil em duas oportunidades, visitou Ponta Grossa em, ao menos, três ocasiões.
Na época, ele era senador do Rio Grande do Sul e candidato a presidente, sendo acompanhado pelo então candidato a governador do Paraná, Bento Munhoz da Rocha Netto, que aparece à esquerda na foto. Ambos venceram as eleições daquele ano e iniciaram seus mandatos no ano seguinte.
Vargas era considerado por muitos um político excêntrico e, até hoje, é uma das figuras mais emblemáticas da República brasileira. Nascido em São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, chegou ao poder pela primeira vez após a Revolução de 32, sobreviveu à contrarrevolução de 1932 e instaurou o Estado Novo, em 1937, ficando no poder por exatos 15 anos, entre 1930 e 1945.
A primeira visita de Getúlio Vargas aos Campos Gerais, inclusive, foi justamente durante o estopim da Revolução de 1930, durante a deposição do então presidente Washington Luís, conforme registros do departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
A eleição de 1950, quando Vargas visitou Ponta Grossa pela última vez, também marcaria a despedida dele da vida pública, governando o Brasil novamente entre 1951 e agosto de 1954.
Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / PodParaná / G1 / Departamento de História da UEPG / Foto - Acervo de Moisés Francisco / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.