Ponta Grossa

Chaminé da Adriática - Ano desconhecido

1960


Do acervo de Museu Cenas, o registro mostra a famosa chaminé da Cervejaria Adriática de um ângulo diferente, com a fotografia tirada de dentro de um carro. Não foi possível precisar o ano da imagem.

Considerada por muitos um dos marcos da industrialização pontagrossense, a Cervejaria Adriática foi fundada em 1906, por iniciativa do imigrante alemão Henrique Thielen. Inicialmente, o catálogo de produção da fábrica incluía dois modelos de cerveja de alta fermentação, cenário que mudou a partir de 1911, quando a Adriática passou a fabricar também cervejas de baixa fermentação.

Um dos processos que contribuiu para a diversificação do catálogo foi a instalação de maquinário de ponta, uma vez que, nos primeiros anos de atividades, quase todo o processo de fabricação era artesanal. Registros indicam que, a partir de 1911, a Cervejaria passou a fabricar, em média, 600 mil litros de cerveja por ano. Os produtos, reconhecidos no sul do Brasil pela alta qualidade, eram vendidos, em sua maioria, no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e parte de São Paulo.

Fontes: Universidade Estadual de Ponta Grossa e Ambev / Foto - Acervo de Museu Cenas / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.