1930
Em 1934, Ponta Grossa iniciaria um trabalho de evangelização por meio de Missionários Redentoristas. Com o avanço das missões, a Paróquia de Nossa Senhora Sant’Ana, primeira e até então única da cidade, não era mais grande o suficiente para comportar todos os fiéis. Diante disso, em 4 de novembro de 1936, criou-se a Paróquia São José.
O objetivo da criação da nova paróquia, desmembrada da Nossa Senhora Sant’Ana foi, justamente, facilitar o acesso dos pontagrossenses às celebrações. Naquele período, a liderança da nova paróquia ficou a cargo de Dom Antonio Mazzarotto.
Foi o próprio bispo quem iniciou, em 1938, a construção da Igreja São José, no bairro das Órfãs, onde ela segue até os dias atuais.
A construção foi finalizada e inaugurada em 4 de maio de 1941.
Uma das particularidades da construção é o fato de ela ter sido feita inteiramente de pedra, a única do tipo em Ponta Grossa. Característica que segue preservada.
A paróquia ficou sob gestão dos padres redentoristas americanos até 5 de junho de 1993, ano em que a liderança foi repassada ao clero diocesano. Sob este comando, o local também foi decretado Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Fontes: Diocese de Ponta Grossa / Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto - Acervo de Emílio Ziepermann / Acervo Ponta Grossa Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.