1960
Até o início dos anos 1910, o Brasil tinha uma indústria frigorífica bastante rudimentar. Constam os registros históricos que, naquele período, eram comuns os chamados matadouros municipais, normalmente concentrados em abastecer com carne bovina apenas a comunidade local.
Este cenário passou a mudar apenas a partir da instalação da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, no Rio de Janeiro, em 1917. Com a escola em funcionamento, passaram-se a formar profissionais especializados e a profissão frigorífica passou a ser inspecionada e regulamentada.
Foi a partir daí que passaram a surgir também os primeiros matadouros-frigoríficos do país. Uma dessas empresas foi a Frigorífico Wilson. Em 1918, a empresa iniciaria as atividades de uma de suas primeiras fábricas, em Santana do Livramento-RS.
Anos depois, a mesma Wilson instalaria uma fábrica de abate de bovinos em Ponta Grossa. O registro, do acervo de Foto Elite, mostra unidade pontagrossense na década de 1960.
A empresa seria vendida em 1971, para uma companhia da Argentina, que manteve a fábrica de Ponta Grossa funcionando até a década de 1990, quando ela foi incorporada pela Sadia.
Fontes: Orus Brasil / Foto - Acervo de Foto Elite / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.