1940
O registro, pertencente ao acervo de Moisés Francisco, mostra a rua Coronel Dulcídio, na região central de Ponta Grossa, em algum momento do século XX. Não foi possível precisar a data do registro.
O nome da via homenageia personagens que tiveram importante participação na história política e militar do Paraná, uma vez que a família Dulcídio teve três gerações de soldados que chegaram ao posto de coronel, com duas delas alcançando, inclusive, o comando-geral da Polícia Militar do Paraná.
Tudo começou com Cândido José Pereira, que foi capitão do Exército Imperial ainda no século XIX. Seu filho, Cândido Dulcídio Pereira, nascido em Curitiba em 1861, ingressou no Exército em 1877 e formou-se na Escola Militar de Porto Alegre. Em 1893, serviu ao Governo Federal na chamada “Revolução Federalista” e foi morto no ano seguinte, em 1894, durante o Cerco da Lapa.
Na terceira geração, Dagoberto Dulcídio, também nascido em Curitiba em 1890 e filho de Cândido Dulcídio, ingressou na carreira militar a partir do Corpo de Bombeiros, graduando-se como 1º Sargento em 1913. No ano seguinte, foi transferido para a Polícia Militar do Paraná, onde fez carreira.
Também alcançando o posto de coronel, atuou no Conflito do Contestado, na Revolta de 1924 e nas revoluções de 1930 e 1932. Já no fim da carreira, alcançou o comando-geral da Polícia Militar do Paraná.
Fontes: Galeria de Comandantes - Polícia Militar do Paraná / Foto - Acervo de Moisés Francisco / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.