1970
Do acervo de Osmario Souza Ribas, o registro traz um recorte do Jornal da Manhã, edição de 3 de dezembro de 1970, com uma reportagem noticiando a demolição do tradicional ‘Ponto Azul’, na região central da cidade.
No texto, o periódico noticia o desejo da então administração municipal em promover o alargamento da rua Coronel Dulcídio e a ampliação da praça Barão do Rio Branco, destacando que o “Ponto Azul não está mais a corresponder os anseios da atual administração”.
Acompanhando o desenvolvimento econômico e urbano local, em 1928 a cidade instituiu as suas primeiras linhas de ônibus, que levavam os moradores até as três regiões mais populosas: Uvaranas, Nova Rússia e Oficinas.
No começo, os locais de embarque e desembarque de passageiros no centro ainda não estavam bem definidos, devido às rotas limitadas. Em meados de 1936, no entanto, começou-se a discutir a ampliação das linhas e, para isso, seria necessária uma melhor organização da infraestrutura.
Entre a ideia ser concebida e sair do papel, foram mais 10 anos, mas em 1946 Ponta Grossa inaugurou o Ponto Azul. O apelido era em função da cor do prédio, azul, que era constituído de dois andares: no térreo era onde os ônibus paravam para o embarque e no primeiro andar havia uma lanchonete. Muito além de um terminal, o Ponto Azul também se tornou um dos lugares mais frequentados da cidade, se tornando um ponto de socialização na época.
Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto - Acervo de Osmario Souza Ribas / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.