1990
Nascido em La Pampa, na Argentina, em 1872, Juan Rodriguez Becker y Silva migrou para o Brasil ainda jovem, dedicando boa parte de sua atuação profissional à educação no Paraná. Em território paranaense, criou raízes em Ponta Grossa no ano de 1907, pouco depois de passar por Guarapuava.
Logo após se instalar na cidade princesina, o professor Becker ajudou a fundar um internato e passou a escrever cadernos pedagógicos em diversas áreas do conhecimento, como português e ciências, voltados para o ensino básico. Becker faleceu em 1944, aos 72 anos de idade. Em 1947, três anos após sua morte, o então Diretor Geral de Educação do Paraná, Osvaldo Pilotto, que havia sido aluno do argentino, decidiu dar o nome dele ao recém-fundado Grupo Educacional em Ponta Grossa, nome que permanece até os dias atuais.
Assim nasceu o Colégio Estadual Professor Becker e Silva, localizado na avenida Visconde de Taunay, na região do Ronda, retratado nesta fotografia do acervo de Foto Elite.
Fontes: Revista HistedBR - Unicamp / Museu Campos Gerais / Foto - Acervo de Foto Elite / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.