1970
À medida que as estradas de ferro foram se desenvolvendo no interior do Brasil, entre o fim do século XIX e início do século XX, as próprias empresas responsáveis pelos empreendimentos passaram a construir terminais de embarque e desembarque de passageiros e cargas nos mais variados pontos. Em 1900, por exemplo, coube à Companhia de Estradas de Ferro São Paulo-Rio Grande construir a Estação Entre Rios, no distrito de Guaragi.
A Estação fazia parte da linha férrea Itararé-Uruguai, que passou a operar no mesmo ano. A estrada de ferro tinha como quilômetro zero a cidade de Itararé, no interior de São Paulo, e era uma das principais rotas para municípios como União da Vitória, no Paraná, e Marcelino Ramos, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nessa mesma linha férrea, iniciou-se o funcionamento do famoso trem que ligava São Paulo a Montevidéu, no Uruguai, entre os anos de 1943 e 1954.
Em Ponta Grossa, a Estação Entre Rios, que mudou de nome para Estação Guaragi em 1940, recebeu passageiros até 1983. A partir daquele ano, iniciaria-se um processo de desativação das linhas daquela estrada.
Antes de ser desativada, a Estação Guaragi ainda pertenceu à antiga Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, entre os anos de 1942 e 1975.
Fontes: Estações Ferroviárias do Brasil / Foto - Acervo de Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.