1911
Destacando-se no cenário político regional, Ponta Grossa foi uma das cidades escolhidas pelo então Governo do Estado, no início do século XX, para experimentar a criação de um colégio da rede pública. Embora hoje comum, a primeira experiência de educação coletiva no Brasil, com salas de aulas cheias de alunos e um professor tutor, é datada apenas de 1890, em São Paulo.
Em Ponta Grossa, a primeira escola pública implementada foi o Colégio Estadual Senador Correia, inaugurado em 28 de março de 1912. A fotografia, do acervo de Memória Urbana, é datada de 1911, pouco antes da inauguração.
Durante aproximadamente 15 anos, a Senador Correia foi a única escola pública da cidade, sediada na região central, próximo a já extinta Praça Roosevelt. Entre figuras notáveis do município que estudaram na instituição, é possível citar o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho.
Atualmente, Ponta Grossa tem 59 colégios, entre instituições municipais e estaduais, públicas ou privadas.
Fontes: Jornal da Manhã / Praxis Educativa / Foto - Acervo de Memória Urbana / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.