1950
Localizada no bairro de Uvaranas, a praça Duque de Caxias segue viva no imaginário dos pontagrossenses desde o século passado. Esta fotografia em específico, do acervo de Beatriz Firak, mostra um ângulo especial: do busto de Duque de Caxias, instalado na praça é possível ver, ao fundo no horizonte, a tradicional ‘Igrejinha’ de Uvaranas, uma das primeiras paróquias da cidade.
A Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, que ganhou o apelido de Igrejinha dada a sua arquitetura, foi inaugurada em 1924, tendo sua história ligada a imigração italiana na cidade. Foi dos próprios imigrantes, inclusive, a ideia de construir uma capela em homenagem à Imaculada Conceição.
Com terreno doado por Ana Rita Ribas Guimarães, a Igreja mais tarde seria elevada ao status de Matriz, em 1955, sendo desmembrada da Paróquia do Rosário. O território pertencia à Paróquia Sant’Ana, diocese de Curitiba, cujo bispo era Dom João Carvalho Braga.
Quando a Igreja foi construída, em 1924, ela era inteiramente de madeira. Cinco anos depois, em 1929, os fiéis se reuniram e reconstruíram o local, desta vez em alvenaria. A foto em questão é de algum momento da década de 1960, já como Matriz.
Fontes: Prefeitura de Ponta Grossa e Arquidiocese de Ponta Grossa / Foto: Acervo de Beatriz Firak / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.