1970
Marca material do início da modernidade arquitetônica de Ponta Grossa, o Cine-Teatro Ópera foi inaugurado em 1947, em um prédio nas esquinas das ruas XV de Novembro e Augusto Ribas. O registro em questão é de algum momento da década de 1980.
A construção foi uma das primeiras da cidade a seguir uma tendência de verticalização, que já era replicada em larga escala nos grandes centros do Brasil. No local onde está o teatro funcionou, até 1925, o Clube Campos Gerais, que foi destruído por um incêndio. Entre 1931 e o início da década de 1940, funcionou ali o Teatro Éden, construído e administrado pelo empresário José Pierri.
A 100 metros dali, havia ainda o Teatro Santana, que foi o primeiro teatro e local de exibição de filmes em Ponta Grossa, na primeira metade do século XX.
O prédio foi construído com seis pavimentos, sendo que o térreo contava com a estrutura para um cine-teatro e os demais espaços eram destinados originalmente a residências. De acordo com registros históricos, foi o primeiro prédio da cidade a ter elevador.
O imóvel foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) de Ponta Grossa em 2001, período em que foi incluído em um programa chamado “Velho Cinema Novo”, que previa a revitalização de tradicionais salas de cinema de todo o Paraná, instituído na gestão do então governador Jaime Lerner. Após a intervenção, o prédio foi reinaugurado em 2005.
Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto - Acervo de Moisés Francisco / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.