1960
Inaugurado em 1965 no cruzamento das ruas XV de Novembro e 7 de setembro, o Cine Inajá chegou para ocupar uma lacuna pontagrossense com o fechamento do então tradicional Cine Renascença. Curiosamente, o novo cinema funcionou no mesmo endereço do antigo.
Naquela época, Ponta Grossa já estava consolidada como uma grande consumidora de filmes, uma atividade que se tornou um passatempo local para todas as classes sociais.
É válido lembrar, por exemplo, que antes do Cine Inajá, a cidade já havia tido outros quatro cinemas: o Cine Recreio, em 1906, o Cine Renascença, em 1911, o Cine-Teatro Éden, na década de 1920 e o Cine Império, em 1939.
Quando o Cine Inajá começou a operar, era considerado um dos melhores do Brasil devido à sua estrutura. O empreendimento foi encerrado em setembro de 2001, após 36 anos de funcionamento. O prédio onde o histórico cinema funcionou foi a leilão judicial em 2019.
Fontes: CBN Ponta Grossa e ARede / Foto - Acervo de Moisés Francisco / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.