1964
Uma fotografia panorâmica que mostra, ao fundo, a famosa Vila 31 de março. O registro pertence aos acervos de Vilmar Pereira e Cléber Machado.
O nome 31 de março faz referência a um dos episódios mais emblemáticos da República brasileira: o golpe militar de 1964.
A vila foi inaugurada em 31 de março de 1967, justamente no aniversário de três anos da intervenção militar. Em um tempo onde as políticas habitacionais ainda não estavam consolidadas, o núcleo foi construído para atender, preferencialmente, famílias de militares. Na época, os moradores firmaram contratos habitacionais de 25 anos, com isenções garantidas pelo governo federal.
Com o passar dos anos, o nome do bairro gerou polêmica. Em 2009, um grupo de moradores iniciou um movimento reivindicando a mudança de nome para 15 de março, que marca a data da redemocratização do Brasil, em 1985. A ideia, no entanto, não prosperou.
Em 2012, a reportagem da Gazeta do Povo visitou o bairro quando este completou 45 anos de existência, para questionar os moradores sobre o assunto. Muitos deles se mostraram contrários à mudança de nome, enquanto outros eram indiferentes ao assunto.
Fontes: Acervo de Gazeta do Povo / Foto - Acervo de Vilmar Pereira e Cléber Machado / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.