1909
Considerado um projeto ambicioso para a época, Jacob Holzmann queria tirar do papel o seu desejo de implementar um jornal impresso de circulação diária nos Campos Gerais. Ponta Grossa já havia testemunhado outros experimentos do tipo no fim do século XIX, com os semanários “Campos Gerais” (1890 e 1893) e “O Pontagrossense” (1895 e 1899).
Foi então que, em 27 de abril de 1907, o imigrante russo-alemão conseguiu dar o passo inicial em seu novo empreendimento, com a primeira rodagem do jornal “O Progresso”. Nos primeiros meses de operação, o jornal tinha tiragem semanal e era rodado em um pequeno quarto da casa de Manoel Cyrillo Ferreira, na rua 7 de Setembro.
A capa da fotografia é do dia 22 de junho de 1909, já com Hugo Mendes da Borja Reis como redator literário. No ano seguinte, Hugo Reis, até hoje uma das maiores referências do jornalismo pontagrossense, seria elevado à função de redator chefe.
“O Progresso” permaneceu com esse nome até 1º de janeiro de 1913, quando passou a se chamar “Diário dos Campos”. Ainda em atividade, é um dos veículos de comunicação mais antigos do Paraná.
Fontes: Acervo de Diário dos Campos / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.