1995
Um registro aéreo datado do ano de 1995 que mostra o bairro de Olarias, já amplamente povoado. O nome do bairro vem do fato da região concentrar, entre meados do século XIX e primeira metade do século XX, uma grande quantidade de olarias, oficinas onde eram fabricadas peças de cerâmica, como telhas, atividade industrial que era bastante demandada nos Campos Gerais naquele tempo.
As olarias se concentraram ali por conta do solo da região, rico em matéria prima argilosa. O povoamento do bairro começou a se dar com mais intensidade a partir da década de 1940, uma vez que, conforme os registros históricos, até meados de 1930 a região era inabitada, constituída, em sua grande maioria, de mata virgem.
Inicialmente, os primeiros sinais de intervenção humana na região se deram pelas indústrias de fabricação de telhas em cerâmica. À medida que as empresas chegavam, pessoas também desembarcavam na região em busca de trabalho e, uma vez empregadas, aproveitavam para construir moradias no local. Foi assim que o bairro surgiu.
Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa e Diário dos Campos / Foto - Acervo de Foto Elite / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.