Ponta Grossa

União Campo Alegre Esporte Clube - 1948

1948


Assim como o surgimento do Operário Ferroviário, a fundação do União Campo Alegre também tem origem nas oficinas ferroviárias de Ponta Grossa. Tudo começou em dezembro de 1915, quando integrantes da Banda Musical que tocavam regularmente na Associação Democrata Recreativa decidiram se reunir e fundar um time de futebol. Assim surgiria, inicialmente, o União e Recreio Sport Club, que tinha como sede a Vila Estrela.

Com toda a sua história dedicada ao futebol amador, o União e Recreio seguiu funcionando normalmente durante os sete anos seguintes, até que surgiu uma oportunidade de fusão.

Acontece que alguns quilômetros dali, na região onde hoje é o município de Campo Largo, funcionários das oficinas de manutenção da Ferrovia do bairro de Campo Largo haviam fundado o Campo Alegre Esporte Clube, também dedicado ao futebol amador.

Parte da equipe de Campo Largo, no entanto, foi transferida para trabalhar nas caldeiras de Ponta Grossa, mas se recusou a jogar pelo Operário Ferroviário após um desentendimento entre os atletas. Daí veio a ideia de fundir o União e Recreio, de Ponta Grossa, com o Campo Alegre, de Campo Largo, dando origem ao União Campo Alegre, de Ponta Grossa, em 1922.

O ápice da nova equipe seria precoce, já em 1927, com o União Campo Alegre disputando o Campeonato Paranaense, mas ficando apenas na 5ª posição. Foi a única vez, até hoje, que o time da Vila Estrela jogou a elite do futebol estadual. O registro em questão é de 1948, conforme o acervo da Gazeta Esportiva.

Fontes: Acervo de Gazeta Esportiva e História do Futebol / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.