Ponta Grossa

Reservatório Botuquara - Década de 1930

1930


Na primeira metade do século XX, o Paraná ainda carecia de um sistema de distribuição encanada de água que pudesse abastecer todas as regiões do Estado e, como a Sanepar só viria a ser fundada em 1963, até lá essa era uma responsabilidade dos municípios. 

Foi para suprir essa demanda que Ponta Grossa inaugurou, em 1914, o Reservatório Botuquara, o primeiro sistema de armazenamento de água da cidade, que mais tarde ajudaria o município a ser o primeiro do Paraná a distribuir água encanada para a população.

A construção foi projetada pelo famoso engenheiro Álvaro de Souza Martins e contemplava, além da parte utilitária, todo um paisagismo pensado para a visitação da população, com um jardim em cima do reservatório. 

O sistema do Botuquara tem capacidade para armazenar até 1 milhão de litros de água e, quando inaugurado, recebia o abastecimento dos rios Mandioca e Cascavel. 

Por conta da beleza arquitetônica, o espaço foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal em 4 de junho de 2002, preservando as características originais. Em 2014, o local recebeu uma completa revitalização da Sanepar, que assumiu o serviço de distribuição na cidade a partir da década de 1970.

Fontes: Sanepar e Agência Estadual de Notícias / Foto - Acervo de Carlos Sviatowski / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.