Ponta Grossa

Eurico Batista Rosas - 1956

1956


O recorte do “Jornal da Manhã”, publicado originalmente em  25 de novembro de 1956 e republicado pelo mesmo periódico, através da coluna “Fragmentos”, em 10 de maio deste ano, mostra uma das reivindicações do então deputado estadual pela União Democrática Nacional (UDN), Eurico Batista Rosas. Ele solicitava  mudanças no projeto da estrada Transbrasiliana, hoje também conhecida como BR-153 e que corta o Brasil, partindo do Rio Grande do Sul e passando pelo Paraná rumo ao centro-oeste do país. Na ocasião, a rodovia ainda estava sendo desenvolvida pelo governo Juscelino Kubitschek.

Eurico Batista Rosas foi uma das mais notórias figuras políticas de Ponta Grossa. Nascido em 1915 e membro de família tradicional na cidade, esteve envolvido com a atividade política durante quatro décadas, entre os anos de 1940 e 1980, tendo sido o 29º prefeito eleito de Ponta Grossa, em 1959.

Fazendeiro de origem e engenheiro de formação, ingressou na vida pública através do Poder Legislativo, após ser eleito vereador no ano de 1947. Eurico também foi deputado estadual por três mandatos e, em todo o período em que esteve com cargos eletivos, representou o mesmo partido, a UDN, legenda na qual foi filiado de 1946 a 1966, quando deixou a sigla para juntar-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), tendo sido um dos fundadores do diretório em Ponta Grossa.

Eurico faleceu no dia 6 de julho de 1993, aos 78 anos. No dia seguinte ao de sua morte, o então governador Roberto Requião decidiu homenagear o ex-prefeito dando o nome dele ao viaduto que liga a cidade ao norte do Paraná. .

Fontes: Jornal da Manhã e Assembleia Legislativa do Paraná / Foto - Acervo de Jornal da Manhã / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.