1974
Theodoro Batista Rosas é mais um dos icônicos personagens da elite pontagrossense nas primeiras décadas do século XX. Coronel, tropeiro, pecuarista e agricultor, ele era conhecido entre os amigos pelo gosto pela leitura e pela música (aliás, era um exímio pianista). Após alguns anos morando na França, onde estudou música, voltou aos Campos Gerais e, encorajado por amigos, ingressou na política, tendo sido eleito prefeito de Ponta Grossa em 1912.
Sua gestão foi marcada por alguns avanços importantes na área da infraestrutura. À época com 15 mil habitantes, a cidade ainda não tinha um sistema de água encanada. Todo o material para a instalação da primeira rede de água e esgoto, sob a gestão do então prefeito, foram importados da Europa e projetados pelos engenheiros Alvaro Souza Martins e Jacob Schamber.
Foi também na gestão Theodoro Rosas que o município migrou de usinas a lenha para unidades hidrelétricas de geração de energia. Após terminar o mandato, em 1916, o coronel voltou às atividades normais, reunindo os amigos para ouvir música na residência onde morava, nas esquinas das ruas XV de Novembro com a Eng. Schamber.
Dar o nome do 7º prefeito de Ponta Grossa à rua que aparece na foto ocorreu ainda na década de 1930. O registro em questão é do ano de 1974, durante um desfile cívico em homenagem ao aniversário da cidade. À época, como pode-se observar no registro, a rua ainda era totalmente em paralelepípedos.
Fontes: Diário dos Campos / CBN Ponta Grossa / Foto - Acervo de Ricardo Demetrechen / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.