Ponta Grossa

A primeira professora do Paraná - Ano desconhecido

1910


Apesar de ter se mudado ainda na infância e construído carreira na capital paranaense, foi em Ponta Grossa que nasceu Julia Augusta de Souza Wanderley, a primeira professora do Paraná. Ela nasceu nos Campos Gerais em 26 de agosto de 1874, filha de Affonso Guilhermino Wanderley e de dona Laurinda de Souza Wanderley, mas mudou-se com os pais para Curitiba já aos cinco anos de idade, em 1879.

Em 1891, aos 17 anos ,motivada pelo sonho de ser professora, Julia escreveu um ofício ao Governo do Paraná para que tivesse autorização para frequentar a Escola Normal, à época destinada à formação de professores. 

A atitude da jovem trouxe avanços para as mulheres, uma vez que até aquele momento elas não tinham permissão de frequentar as escolas do Paraná e, como condição para que Julia estudasse, estava a de que ela não fosse a única mulher naquele espaço.

Julia Wanderley lecionou por 25 anos, escreveu sobre educação, pedagogia, ciências e questões sociais, foi colunista do jornal “Operário Livre” e membra do Conselho Superior do Ensino Primário e diretora da Escola Intermediária de Curitiba.

Julia faleceu aos 45 anos de idade, também na capital onde trabalhou e constituiu vida, no dia 5 de abril de 1918. Nove anos depois, em 1927, ela ganhou uma estátua em sua homenagem em frente ao campus sede da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo a primeira mulher a receber esse tipo de homenagem no Estado.

Fontes: Associação dos Notórios e Registradores do Estado do Paraná / Biblioteca Nacional / Acervo Digital UFPR / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.