Paraná

No limiar da tecnologia, em Nova Esperança - Setembro de 1991

1991


Do acervo de Solci Júnior Antônio, o registro mostra um recorte do periódico O Regional, do município de Nova Esperança, em setembro de 1991. Com a manchete “Escola Estadual Nice Braga ganha vídeo-cassete”, o texto relata a doação do equipamento feita à instituição de ensino pelo médico e ex-vereador da cidade, Juarez de Oliveira. 

Na fotografia, aparecem Juarez (à direita) ao lado da então diretora da escola, Socorro Bergo. Criado e popularizado nos Estados Unidos na década de 1970, o videocassete demorou alguns anos para fazer parte da rotina dos brasileiros, em função das questões econômicas. Ainda nos EUA, alguns modelos chegaram a custar mais de 10 salários mínimos americanos da época.

No Brasil, os primeiros modelos que chegaram - no início dos anos 1980 - ainda eram importados, sendo que a primeira fábrica brasileira foi inaugurada apenas em 1982, elementos que contribuíram para que os aparelhos fossem considerados artigos de luxo.

O aparelho, doado para a escola em questão, foi o primeiro do tipo naquela unidade escolar, inaugurada em 1962 e em atividade até os dias atuais, agora sob gestão da Prefeitura de Nova Esperança.

Fontes: Acervo de jornal O Regional / “50 Years of the Video Cassette Recorder”, Wipo Magazine / Foto - Acervo de Solci Júnior Antônio / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.