1970
O registro mostra um posto de combustíveis construído por Sebastião Carvalho em 1969 na cidade de Ortigueira. A fotografia foi compartilhada pelo neto de Sebastião, Willians Júnior, em uma rede social.
Conforme relatado por ele, o posto recebeu o nome de “A gruta” em razão de uma gruta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida que havia no local. A estátua foi colocada ali pela esposa de Sebastião e, conforme descrito, teria sido adquirida no próprio Santuário de Aparecida do Norte.
O posto foi construído na região conhecida como Bairro dos França. Ortigueira, atualmente com uma população estimada de 22 mil habitantes, inicia sua história ainda em meados de 1620 a partir das expedições de jesuítas espanhóis em busca de catequizar povos indígenas no vale do Rio Tibagi. No início do século XX e ainda com o nome de Vila de Queimadas, Ortigueira é elevada à categoria de distrito de Tibagi. A emancipação e, consequentemente, o reconhecimento como município viriam apenas em 1951, a partir da lei estadual nº 790.
O nome da cidade é, justamente, uma homenagem ao também município de Ortigueira, na província de Corunha, na Espanha, de onde teriam saído os espanhóis que iniciaram as expedições na região no século XVII.
Fontes: La Fundacion de Brasil: testimonios 1500-1700 / Prefeitura de Ortigueira / IBGE / Foto - Acervo de Willians Junior / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.