Paraná

Usina de beneficiamento de café, em Marialva - 1955

1955


Embora seja reconhecida, atualmente, como a capital nacional da uva fina, a primeira cultura que se desenvolveu em Marialva, nos primórdios de seu surgimento, foi a do café. A história da colonização do município, no norte do Paraná, tem início ainda em 1920, com a chegada da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) na região, dando início a um processo de demarcação de terras.

A demarcação do território onde hoje situa-se Marialva ocorreu em 1940, em um trecho de terra batida que, na época, ligava Mandaguari à região onde hoje situa-se Maringá. A emancipação do município ocorreu em 14 de novembro de 1951.

No começo, pessoas de várias regiões do Brasil foram atraídas para Marialva para o cultivo de café, em função da terra roxa e do clima subtropical da região, favorável para o plantio do grão. A foto retrata uma das usinas de beneficiamento da café existentes em Marialva naquele período. O registro é datado de 1955.

Fontes: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná / IBGE / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.