Paraná

Vista aérea de Guaíra - Década de 1970

1970


Com uma economia predominantemente pautada na atividade turística, Guaíra foi uma das cidades do Paraná que mais se desenvolveu até a década de 1960, muito em função da chegada de turistas que queriam visitar as Sete Quedas do Rio Paraná, que aparecem ao fundo no registro, datado da década de 1970.

Consideradas as maiores cachoeiras do mundo em vazão de água, o Salto das Sete Quedas do Rio Paraná foi, durante anos, um atrativo turístico para os moradores da região.

A maior parte do conjunto de cachoeiras tinha mais de 40 metros de altura e, em algumas épocas do ano, o volume de águas registrado chegava a 13 mil m³ por segundo, o dobro, por exemplo, do que é registrado nas Cataratas de Niágara, na divisa dos Estados Unidos com o Canadá.

Ao todo, o conjunto era formado por 19 saltos, que eram abertos à visitação do público em determinadas épocas do ano.

Em 1982, as Sete Quedas foram inundadas, artificialmente, para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A ação resultou em protestos de moradores locais, que alegavam temer o  impacto econômico em Guaíra, resultado do fim das atividades turísticas da região. Ao todo e com a colaboração da força das chuvas, a inundação total das cachoeiras levou 14 dias, menos tempo do que o previsto inicialmente pelos engenheiros responsáveis, que era de 60 dias.

Fontes: Folha de S. Paulo / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.