1970
Antes da Ponte da Amizade ser inaugurada, em 1965, Foz do Iguaçu abrigava, às margens do rio Iguaçu, um porto alfandegário de onde saíam barcos e balsas com destino ao Paraguai e à Argentina. Trata-se do popular Porto Meira, retratado nesta fotografia datada da década de 1970.
Conforme os registros históricos, o destino argentino quase sempre era Puerto Iguazu, enquanto que, quando a travessia de barco tinha como destino o lado paraguaio da fronteira, as cidades costumavam ser Puerto Franco e Hernandarias. Após a conclusão da Ponte da Amizade, o lado brasileiro do rio Iguaçu fez conexão direta com Ciudad Del Este, também fronteiriça com o Brasil.
Uma conexão terrestre com a Argentina também foi idealizada anos mais tarde, em 1985, com a construção da Ponte Tancredo Neves, ligando Foz a Puerto Iguazu.
A estrutura do Porto Meira existe até os dias atuais, embora o uso tenha caído consideravelmente desde a construção das duas pontes.
Fontes: Exatta Pesquisas e City Tour Foz / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.