1947
Na década de 1940, as mulheres ainda tinham um papel considerado periférico no meio político brasileiro. Em 1947, o Brasil viveria a primeira eleição para as casas legislativas desde 1934, após 13 anos de fechamento do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas durante o Governo Vargas.
No Paraná, em meio ao grande número de candidatos homens, chamou a atenção a candidatura de uma mulher, nascida na França, mas filha de pais brasileiros que tinham residência em Curitiba: trata-se de Rosy de Macedo Pinheiro Lima, eleita deputada estadual em 1947 pela União Democrática Nacional (UDN), sendo a primeira mulher a ocupar o legislativo paranaense.
Filha de José Maria Pinheiro Lima e Stella de Macedo, Rosy de Macedo fez seus primeiros estudos em Viena (Áustria), Tirol (Itália) e em Paris (França), onde nasceu. No entanto, ela mudou-se para o Paraná ainda na infância, para residir com a família em Curitiba e estudar no Ginásio Paranaense, onde terminou o ensino médio. Em 1933, com apenas 19 anos, a precoce Rosy concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito do Paraná.
A eleição da nova parlamentar, em 1947, é considerada um marco, uma vez que no Brasil o voto das mulheres só foi permitido em 1932. Na Assembleia, Rosy defendeu as bandeiras da educação, tendo sido integrante da Comissão de Instrução Pública e também da inclusão das mulheres na política. Rosy de Macedo faleceu em 2002, aos 88 anos.
Fontes: Assembleia Legislativa do Paraná / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.