1880
Durante a construção da ferrovia Paranaguá-Curitiba, em meados de 1880, trabalhadores braçais de diversas regiões do estado foram empregados nos assentamentos de trilhos. Em tempos onde a legislação trabalhista e a preocupação com a segurança ainda eram limitadas, é possível encontrar registros como esse, que mostra trabalhadores na região conhecida como Morro do Cadeado, em Morretes, a cerca de 900 metros acima do nível do mar, construindo parte da linha férrea. Repare que nenhum deles usa qualquer tipo de equipamento de segurança. A foto é de 1880.
A ferrovia Paranaguá-Curitiba, a primeira do Estado, foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1885, após ao menos 15 anos de negociações entre autoridades paranaenses e o governo Imperial, além de uma disputa interna entre duas cidades litorâneas do Paraná.
Em 1870, o Império recebeu o primeiro pedido de concessão para a construção de uma ferrovia que ligasse o Litoral à Curitiba. O pedido partiu dos mesmos idealizadores da Estrada da Graciosa e, na época, o objetivo era a criação de uma ferrovia que partisse de Antonina até a capital. O pedido chegou a ser deferido pelo Governo Imperial, provocando a ira de Paranaguá. O Visconde de Nacar e a família Correia, influentes politicamente na região, insistiam que a ferrovia nascesse em terras parnanguaras.
Fontes: Especiais Gazeta do Povo e Museu Paranaense / Foto - Acervo de Paulo Roberto Grani / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.