Paraná

Um zagueiro padrão ‘Bola de Prata’ - Década de 1970

1970


Nascido em São Paulo capital, em 26 de setembro de 1945, Nélson Pescuma, ou simplesmente Pescuma, começou a carreira na base do São Paulo, em 1959, aos 14 anos de idade, atuando como zagueiro. Ainda na juventude, chegou a integrar a equipe principal do Tricolor Paulista, até se despedir do Morumbi em 1962, aos 17 anos, para atuar no XV de Piracicaba.

No interior, permaneceu por dois anos até se mudar para o Paraná, onde chegou em 1966 para atuar no União Bandeirante. Pela equipe da cidade de Bandeirantes, foram quatro anos de carreira e dois vice-campeonatos do Paranaense, sempre como um dos destaques do elenco, algo que despertou a atenção do Coritiba.

Pescuma chegou ao clube do Alto da Glória em 1971, comprado por 70 mil cruzeiros. Logo no primeiro ano, foi campeão Paranaense e considerado o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro, levando o troféu ‘Bola de Prata’ da posição.

O defensor ficou apenas dois anos no Coritiba, mas o suficiente para fazer mais de 100 partidas pelo clube. Após isso, ainda defendeu Portuguesa, Corinthians e Fluminense. 

Nélson Pescuma faleceu no dia 10 de outubro de 2006, aos 61 anos, em Curitiba.

Fontes: Revista Placar e Terceiro Tempo / Foto - Acervo de Patrick François Jarwoski / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.