Paraná

União da Vitória - 1929

1929


A fotografia, resgatada pelo blog de Iba Mendes, estava presente no extinto ‘Almanach do Paraná’, um anuário de variedades lançado em Curitiba em 1896,  que circulou pelo estado até meados da década de 1930. Nela, é possível observar uma boiada vinda da cidade de Palmas, atravessando a parte rasa de um rio em União da Vitória rumo a um matadouro na capital paranaense.

Devido à sua  localização, cortada pelo Rio Iguaçu e quase na fronteira com Santa Catarina, União da Vitória foi rota para várias atividades comerciais dos dois estados desde o século XIX. O município, atualmente com cerca de 89 mil habitantes, fica na região do Vale do Iguaçu, inicialmente ocupada por povos indígenas botocudos e caingangues. As primeiras expedições colonizadoras da região datam do século XVIII, com a descoberta e ocupação da área onde hoje se encontra o município de Palmas.

Fontes: Iba Mendes, IBGE e Diário Catarinense / Foto - Acervo de Iba Mendes / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.