1960
Do acervo de Badesso Bernardino e compartilhada em uma publicação no Facebook, o registro mostra a antiga Igreja Matriz de Cruzeiro do Oeste, no ano de 1960. Um dos mais importantes centros urbanos do Paraná entre 1960 e 1970, a cidade foi planejada para auxiliar na logística dos trabalhadores da região naquele período, em razão dos ciclos do café e da madeira.
Dados da época mostram que, naquelas décadas, Cruzeiro do Oeste chegou a ter mais de 60 mil habitantes. Emancipado em 1952 e atualmente com uma população estimada de 23 mil habitantes, o município ficou conhecido nacionalmente como 'A cidade dos dinossauros'. O apelido curioso se deve a descobertas arqueológicas, que apontam a região como o berço de uma colônia inteira do Pterossauro Caiuajara, espécie de dinossauro que só existiu no Brasil.
E foi justamente no sítio arqueológico da cidade que se descobriu o primeiro acúmulo de fósseis de pterossauros do país e o terceiro no mundo, juntando-se a China e Argentina.
Fontes: Prefeitura de Cruzeiro do Oeste / IBGE / Retur / Foto - Acervo de Badesso Bernardino / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.