1960
Referência em atendimentos médicos de alta complexidade, o Hospital Evangélico de Londrina foi durante muitos anos - e segue sendo - um importante motor do sistema de saúde no noroeste do Paraná. O registro mostra a entrada do Hospital, em algum momento dos anos 1960.
A ideia de criar o complexo hospitalar surgiu ainda nos anos 1940. Na ocasião, representantes do setor evangélico se reuniram com o objetivo de transformar vidas e mudar realidades, fornecendo serviços médicos. Isso levou à criação da AEBEL - Associação Evangélica Beneficente de Londrina.
Nos anos 1950, o Hospital Evangélico foi construído. Primeiramente, uma clínica ambulatorial foi criada sob o nome de São Lucas. Esta foi expandida em 1953 e então nominada de Hospital Evangélico de Londrina. Um prédio maior foi construído no cruzamento das ruas Pernambuco e Alagoas (onde está localizada a COHAB hoje) – sua inauguração aconteceu em 1956. Com contribuições de uma instituição alemã, o atual prédio do Hospital Evangélico foi construído na avenida Bandeirantes, ao longo da década de 1960, sendo inaugurado em 1971.
Fontes: Acervo Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Hospital Evangélico / Acervo Londrina Histórica / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.