1966
Uma das favoritas ao título da Copa do Mundo de 1966, vencida pela Inglaterra, a União Soviética iniciou uma série de amistosos pelo planeta meses antes, com o objetivo de preparar seus jogadores. A competição teria início em 11 de julho daquele ano. Pouco antes, em fevereiro, os 'vermelhos' desembarcaram em um destino inusitado: Maringá, no norte do Paraná.
Em 13 de fevereiro daquele ano, o esquadrão soviético entrou em campo para um amistoso diante do Grêmio Maringá. Entre os europeus, estavam alguns craques da época, como Lev Yashin, considerado por muitos como o melhor goleiro da história do futebol, e Slava Metreveli que, por aqui, ganhou o apelido de 'Garrincha Europeu'.
Dias antes, o mesmo Grêmio Maringá havia vencido outra equipe europeia: o Rapid Viena, da Áustria, por 4 a 3, em jogo no Estádio Regional Willie Davids. No mesmo Estádio os maringaenses, campeões do Estadual em 1963 e 1964, venceram a União Soviética por 3 a 2. O registro em questão é do último gol da partida, marcado por Edgard, para o Grêmio, diante de Yashin.
Fontes: Acervo Museu Esportivo de Maringá / Acervo de 'O Jornal' / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.