1936
Uma das cidades mais antigas - e também mais importantes - do Paraná, responsável por protagonizar uma disputa entre a Província do Paraná e a Coroa Brasileira ainda no século XIX, o registro mostra uma visão panorâmica da cidade de Antonina, no litoral. A fotografia é datada de junho de 1936.
Com os primeiros registros de povoação datados de 1648 por índios carijós, a cidade, atualmente com cerca de 18 mil habitantes, foi emancipada politicamente em 21 de janeiro de 1857, quando foi desmembrada de Paranaguá. E foi justamente com Paranaguá que ela travou uma disputa econômica que se arrastou por alguns anos.
Em 1870, o Império recebeu o primeiro pedido de concessão para a construção de uma ferrovia que ligasse o Litoral à Curitiba. O pedido partiu dos mesmos idealizadores da Estrada da Graciosa e, na época, o objetivo era criar uma ferrovia que partisse de Antonina até a capital. O pedido chegou a ser deferido pelo Governo Imperial, provocando a ira de Paranaguá. O Visconde de Nácar e a família Correia, influentes politicamente na região, insistiam que a ferrovia nascesse em terras parnanguaras.
O pedido, antes deferido pelo Império, foi revisto. E nisso, foram quatro anos de disputas políticas até que, em 1º de maio de 1875, surgiu o decreto que determinava que a ferrovia partisse de Paranaguá. Para justificar a retirada dos trilhos de Antonina, a coroa usou o argumento de que a baía dali não comportava embarcações de grande porte, por conta da profundidade.
Fontes: Especiais Gazeta do Povo e Museu Paranaense / Foto - Acervo de Litoral Paranaense / Acervo Paraná Histórica
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