1957
Sangue, revolta e conflitos armados ajudam a contar parte da história de colonização do sudoeste do Paraná. Um desses capítulos ficou conhecido como 'A Revolta dos Posseiros', ou também como 'A Revolta dos Colonos'. O episódio, controverso, diz respeito ao início de um conflito armado entre colonos e jagunços, que estavam a serviço de empresários da região que teriam conseguido, de forma irregular, títulos de domínio de terras que já eram ocupadas por moradores da região.
O marco zero deste conflito retoma ao dia 10 de outubro de 1957, quando aproximadamente 6 mil colonos invadiram a cidade de Francisco Beltrão, armados com foices, enxadas e velhas espingardas, para expulsar jagunços de terras. Na ocasião, os trabalhadores rurais conseguiram ocupar a prefeitura e a delegacia da cidade, ocasionando a fuga dos então prefeito e delegado, respectivamente.
Os eventos que culminaram na revolta dos posseiros remontam a alguns anos antes, entre o fim da década de 1940 e início dos anos 1950. Em 1943, a recém-fundada Colônia Agrícola General Osório facilitou a vinda de migrantes dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para a ocupação do Território Federal do Iguaçu, também recém-criado pela União. As ocupações de terra, no entanto, se deram em um espaço que ainda era alvo de litígio judicial entre o Estado do Paraná e o Governo Federal. Sem planejamento, a Colônia General Osório trouxe mais migrantes do que a quantidade de terras disponíveis.
Anos depois, em 1945, grupos empresariais obtiveram uma vitória jurídica para o controle das terras. Da fusão de dois grupos, nasceu a Clevelândia Industrial e Territorial Ltda, autorizada a colonizar o sudoeste do Paraná. A escritura autorizou a empresa a controlar pouco mais de 475.200 ha de terras, incluindo todo o território da Colônia Agrícola General Osório onde, segundo estimativas da época, já haviam mais de 3 mil colonos assentados.
Toda a história, em detalhes, é contada no livro "A Revolta dos Posseiros", resultado de uma dissertação de mestrado apresentada na Universidade de São Paulo, de autoria da professora Iria Zanoni Gomes.
Fontes: Brasil de Fato / Livro "A Revolta dos Posseiros" / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.