1934
Do acervo da Biblioteca Nacional, um registro em escala geográfica do Estado do Paraná, no ano de 1934. Como no restante do país, a ocupação dessas terras pelos europeus ocorreu do litoral em direção ao interior e por conta disso, a primeira vila fundada no Paraná foi Paranaguá, em 1648. A partir daí, outras cidades foram sendo criadas e se emancipando, como Curitiba (1693), Morretes (1841), São José dos Pinhais (1853), Ponta Grossa (1855), Castro (1857) e Antonina (1857).
De acordo com o acervo, em 1934 - ano do mapa - o Paraná contava com poucos municípios e alguns ocupavam vastos territórios como Guarapuava e Foz do Iguaçu. O primeiro se entendia de sua sede no Centro-Sul do estado até a divisa com o atual Mato Grosso do Sul, em terras onde hoje estão as cidades de Campo Mourão, Umuarama e Cianorte. Já o último ocupava extenso território do oeste paranaense, onde hoje estão as cidades de Cascavel e Toledo. Naquele mesmo ano de 1934, mais três cidades seriam emancipadas, Sengés, Sertanópolis e Londrina, hoje uma das maiores do estado.
Fontes: Biblioteca Nacional / Museu Nacional / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.