1950
Do acervo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o registro mostra o que seriam plantações de café queimadas pela geada, no território onde hoje constitui-se o município de Marialva. A fotografia é de algum momento entre os anos de 1953 e 1955.
Embora seja reconhecida, atualmente, como a capital nacional da uva fina, a primeira cultura que se desenvolveu em Marialva, nos primórdios de seu surgimento, foi a do café. A história da colonização do município, no norte do Paraná, tem início ainda em 1920, com a chegada da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) na região, dando início a um processo de demarcação de terras.
A demarcação do território onde hoje situa-se Marialva ocorreu em 1940, em um trecho de terra batida que, na época, ligava Mandaguari à região onde hoje situa-se Maringá. A emancipação do município ocorreu em 14 de novembro de 1951.
Fontes: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná / IBGE / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.