1950
Oficialmente emancipada em 14 de dezembro de 1952 e com fama de ser a cidade mais quente do Paraná, Paranavaí tem a história de sua colonização iniciada cerca de quatro décadas antes, a partir dos anos 1910.
Naquele período, a já extinta Companhia Brasileira de Viação e Comércio (Braviaco), que tinha à frente os empresários Geraldo Rocha e Landulpho Alves, financiou um trabalho de exploração e mapeamento de terras no noroeste do Paraná. O objetivo da companhia, até então, era o de construir uma estrada de ferro, projeto que acabou não saindo do papel.
Com o trabalho iniciado, funcionários da empresa nomearam a região como Gleba Pirapó.
Nos anos seguintes, aqueles que já viviam no local reforçaram o cultivo do café, cultura já predominante em parte do noroeste do Paraná. Em 1926, a própria Braviaco auxiliou na construção de uma estrada, de 110 quilômetros de extensão, que ligava a Fazenda Ivaí, principal produtora de café da região, ao Porto São José, para facilitar o escoamento de mercadorias até Guaíra.
A Fazenda Ivaí, em seus primórdios, foi responsável por todo um ecossistema de comércio, abrigando uma serraria e pontos de vendas de mercadorias que, mais tarde, deram origem ao município de Paranavaí.
Fontes: AMPR e Memória Paranaense / Foto - Acervo de Wilmar Santin / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.