1970
No início da década de 1950, migrantes vindos dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e da região norte do Brasil escolheram um território, às margens do rio Paraná, para se instalar. O objetivo desses grupos era o de explorar um território ainda virgem, mas com muito potencial econômico. Nos primórdios, a atividade madeireira foi o principal ativo da região onde hoje encontra-se o município de Porto Rico.
O fato das primeiras madeireiras do extremo noroeste estarem bem às margens do rio Paraná também foi um aspecto importante, uma vez que o transporte fluvial ajudou no escoamento das mercadorias. No decorrer dos anos seguintes, o povoado foi atraindo mais moradores e diversificando a atividade comercial para incluir, entre outros atrativos, a pesca.
Já naquele período, Porto Rico se tornaria distrito administrativo de Paranavaí e, em 1956, de Loanda. A emancipação política viria apenas em 21 de abril de 1964, por força de lei estadual.
Fontes: Prefeitura de Porto Rico / Viaje Paraná / Porto Rico Online / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.